domingo, 9 de setembro de 2012

A Atividade Industrial na região Centro-Oeste

A atividade industrial na zona centro-oeste do Brasil é pouco nítida. Existem poucas indústrias, mas as que existem são recentes e foram atraídas pela enorme quantidade de energia fornecida pelas usinas do Complexo 
de Urubupungá.

O Complexo de Urubupungá se constitui das usinas de Jupiá, Ilha Solteira e Três Irmãos, que exercem influência nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

O centro-oeste brasileiro possui determinados pontos fabris: Campo Grande (responsável pela indústria alimentícia), Cuiabá (responsável pela indústria alimentícia e de borracha), Corumbá (fácil acesso a matérias-primas minerais), Cantalão e Rio Verde (Goiás) e Três Lagos (Mato Grosso do Sul).

O estado mais industrializada do centro-oeste é Goiás. Nele, se encontra o DAIA (Distrito Agro-Industrial de Anápolis), que é uma região industrial da cidade de Anápolis, que recentemente recebeu diversos tipos diferentes de indústrias (de medicações, montadoras de automóveis e etc.). Além do DAIA, o município de Catalão é um importante pólo mínero-químico e metal-mecanico. Rio Verde, Itumbiara, Jataí, Mineiros e Mozarlândia possuem importantes indústrias alimentícias. Uruaçu, Minaçu e Niquelândia, possuem importantes indústrias de extração de minérios. Jaraguá, um pólo da indústria do vestuário e Senador Canedo, com a indústria calçadista.






DAIA 
(Distrito Agro-Industrial de Anápolis)


Podemos afirmar que, por mais que a atividade industrial na zona centro-oeste do Brasil seja pouco nítida, existe uma grande diversificação entre os tipos de indústrias que essa zona abriga.

15 comentários:

  1. simples e direto, muito bom

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber os tipos de industrias

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber sobre a industrializacao mas isso me ajudou muito no meu estudo parabens para todos voces que fizeram esse blog

    ResponderExcluir
  4. podia ter mais informações, mas já ajudou muito!!!!!!!! valeu

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir