Região Centro-Oeste

Aspectos gerais



Geopolíticos

A Região Centro-Oeste é dividida em 4 unidades federativas: GoiásMato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do Brasil. Com uma área de 1.606.371,505 km², a Região Centro-Oeste é a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.


                                 (mapa do Brasil com região Centro-Oeste destacada)



Físicos


Vegetação:

No Centro-Oeste existem formações vegetais bastante diversas. Ao norte e oeste aparece a Floresta Amazônica, praticamente impenetrável, composta por uma vegetação densa e exuberante. A maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos.
No Mato Grosso do Sul, existem campos limpos, conhecidos pelo nome de Vacaria, que lembram vagamente o pampa gaúcho. A região do Pantanal, sempre alagável quando nas cheias de verão, possui uma vegetação típica e muito variada, denominada Complexo do Pantanal. Aí aparecem concentradas quase todas as variedades vegetais do Brasil: florestas, campos e até mesmo a caatinga. 

                                           (cerrado: vegetação típica da região)



Relevo:

 Como em quase todo o território brasileiro, o relevo da região é caracterizado por baixas variações, raramente ultrapassando mil metros de altitude. O relevo da Região Centro-Oeste é composto por três unidades dominantes:
O Planalto Central é um grande bloco rochoso, formado por rochas cristalinas, sobre as quais se apoiam camadas de rochas sedimentares. São comuns as chapadas, com topos planos e encostas que caem repentinamente.
O Pantanal é uma planície inundável de formação recente, cuja altitude média é de aproximadamente 110 metros. Periodicamente, a Planície do Pantanal é inundada pelo Rio Paraguai e seus afluentes. 
O Planalto Meridional se estende da Região Sul até os Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. Nele são encontrados os solos mais férteis de todo o Centro-Oeste: a terra roxa que aparece em forma de manchas no sul de Goiás e em Mato Grosso do Sul.
                                                  (mapa de relevo da região)



Clima:


O clima da região Centro-Oeste do Brasil é tropical, quente e chuvoso. A característica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso, entre os meses de outubro a março, e um inverno seco, entre os meses de abril a setembro.
O noroeste da região, ocupado pela Amazônia, é abrangido pelo clima equatorial, e o restante pelo clima tropical. O inverno apresenta temperaturas acima de 18°C. Durante o verão, a temperatura pode alcançar temperaturas superiores a 25°C. 
As chuvas, além de concentradas em apenas uma estação do ano, se distribuem de forma irregular na região.

Hidrografia:

A Região Centro-Oeste é drenada por muitos rios, agrupados em três grandes bacias hidrográficas:
Bacia Amazônica, em Mato Grosso, para onde se deslocam rios colossais, como o Xingu, ou rios que formam principais afluentes do rio Amazonas, como o Juruena e o Teles Pires que formam o rio Tapajós; 
Bacia do Tocantins-Araguaia, ocupando o norte e o ponto mais a oeste de Goiás e o extremo leste de Mato Grosso; 
Bacia Platina, subdividida em suas bacias hidrográficas: a bacia do rio Paraná e a bacia do rio Paraguai, no restante da região.

                                         (Pantanal e suas vastas áreas alagadas)




Sociais

Atualmente, o Centro-Oeste possui indicadores sociais e de qualidade de vida abaixo da média brasileira. Uma exceção é o Distrito Federal, detentor das melhores taxas de escolaridade e da mais elevada renda per capita de todo o país. Além disso, a região vive intenso processo de urbanização, o que se dá não somente pelo êxodo rural, mas também pelo fluxo migratório de outras regiões para a área urbana do Centro-Oeste.



Ambientais

O desmatamento para fim agropecuário é o principal problema ambiental da região Centro-Oeste. No início da década de 90, restavam apenas vinte por cento da vegetação original dos cerrados. Em Goiás, as práticas ambientais agressivas adotadas pelos grandes fazendeiros esgotam os mananciais e destroem o solo.
No nordeste de Goiás e Mato Grosso, há constante desertificação, ocasionada pelo desmatamento sem controle. Entre 1998 e 2000 (três anos), quase 900 mil hectares de floresta foram derrubados na região.

(queimadas com fim agropecuário no cerrado)


Grandes cidades


               As principais cidades da região são Goiânia (GO), Brasília (DF), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). Goiânia foi construída com o objetivo de ser a capital de Goiás, e foi valorizada pois atraiu um povoamento enorme. A parte norte da região era praticamente inabitada e selvagem, o que mudou quando Brasília foi fundada.

               Na Região Centro-Oeste, existe uma grande desigualdade populacional. Temos como exemplo a cidade de Brasília, que possui, sozinha, mais habitantes do que o estado do Mato Grosso do Sul. Essas cidades são os principais pontos turísticos da Região Centro-Oeste (assim como outras cidades pequenas, como Caldas Novas e o Pantanal), e são as mais desenvolvidas.

(vista aérea da capital Brasília, cidade mais populosa da região)

Turismo

              O turismo vem se desenvolvendo rapidamente no Centro-Oeste, atraindo visitantes de várias partes do mundo. A região mais conhecida é o Pantanal Mato-Grossense. Trata-se da maior bacia inundável do mundo, com vegetação variada e fauna muito rica.
               Outros pontos de interesse são as chapadas, como a dos Guimarães, em Mato Grosso, e a dos Veadeiros, em Goiás. No sudeste goiano, a atração é o Parque Nacional das Emas. Há ainda Brasília, fundada em 1960 e caracterizada pela moderna arquitetura e que hoje é uma das maiores cidades brasileiras.

 (Chapada dos Veadeiros, onde se destaca o turismo ecológico)





14 comentários:

  1. otimo texto me ajudou muito na hora de fazer meu trabalho de geografia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. NÃO QUERO QUE NINGUÉM OUVE FUNK

    ResponderExcluir
  3. gostei desse texto parra meu trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  4. ajuda nada minha duvida ainda ta na cabeça

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. me ajudou a fazer uma pesquisa de geografia

    ResponderExcluir
  7. Seja quem for que escreveu, me ajudou muito

    ResponderExcluir
  8. Seja quem for que escreveu, me ajudou muito

    ResponderExcluir
  9. Preciso de ajuda para um trabalho sobre a questão socioambiental da região centro oeste alguém me ajuda

    ResponderExcluir