A Região Sul é um destaque no setor industrial brasileiro. Hoje em dia tem cerca de 21% do volume comercial nacional da produção industrial no país, superado somente pela Região Sudeste.
As atividades que predominam na região são a produção têxtil e alimentícia, que usam a produção agropecuária como matéria-prima. As indústrias da Região Sul são distribuídas ao longo do território, mas as áreas que concentram a maior parcela das indústrias estão nas redondezas de Porto Alegre e Curitiba e também no nordeste de Santa Catarina.
Um dos fatores importantes que ajudaram no desenvolvimento industrial na Região Sul é o potencial energético, que vêm das usinas hidrelétricas instaladas na região. O que facilitou a construção dessas usinas foi o relevo de planalto, dessa forma a abundância de energia elétrica facilita o abastecimento do setor.
A região tem muita vinculação com a produção agrária e dentro da divisão regional do trabalho visa o abastecimento do mercado interno e as exportações. A indústria passou a se diversificar para produzir bens intermediários para as indústrias principalmente de São Paulo. Nesse sentido o sul passou a complementar a produção do Sudeste.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBem Feito Esse Texto...
ResponderExcluir