terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sudeste Sustentável


Diversos projetos de sustentabilidade estão sendo desenvolvidos na região Sudeste. Empresas privadas e públicas estão cada vez mais preocupadas em passar aos consumidores uma imagem de comprometimento com a preservação do meio ambiente.

Podemos destacar, entre essas empresas, a Vale, a Petrobras, a Light e a Elektro, que vem desenvolvendo projetos sociais e nas próprias empresas para garantir o desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre como cada empresa contribui para a melhoria do nosso planeta visitando os sites: http://www.petrobras.com.brhttp://www.vale.com.brhttp://www.light.com.br e http://www.elektro.com.br.

O projeto “Reciclar Vale Energia” vem sendo desenvolvido pela companhia elétrica Light em parceria com a Latasa (fabricante de embalagens de alumínio). Nesse projeto, os moradores do complexo da Maré (a primeira comunidade na qual o projeto foi implantado) terão descontos na conta de luz ao entregar latinhas de alumínio ou garrafas pet nos postos da concessionária de energia. Saiba mais sobre o projeto aqui.

A empresa Elektro realiza o “Meninos Ecológicos”, onde jovens com idades entre 14 e 17 anos participam de atividades como coleta de sementes, produção de mudas, identificação de espécies, palestras, atividades extracurriculares e atividades esportivas. Veja mais sobre este e outros projetos desenvolvidos pela Elektro no clicando neste link.


Outros projetos, como o Ciclo Sustentável Philips, são desenvolvidos em todo o país. Todos os estados da região Sudeste encontram-se incluídos nesse projeto, cujo principal objetivo é coletar os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos Philips que não estão sendo utilizados, de forma que, em vez de serem descartados no lixo comum, esses aparelhos recebam um destino ambientalmente adequado. Para saber mais sobre esse projeto, assista ao vídeo abaixo ou acesse o site do projeto.



Muitos prêmios foram criados para reconhecer as empresas sustentáveis e incentivar outras a investir na sustentabilidade como forma de crescimento e desenvolvimento, como o Guia EXAME de Sustentabilidade, o Selo Verde e o Prêmio ECO, por exemplo.

  
Além das grandes empresas, é importante destacar as iniciativas de ONGs e de comunidades que contribuem com os mais diversos projetos. Um exemplo pouquíssimo conhecido é o projeto realizado na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro. Voluntários vêm construindo, há seis anos, um “Parque Ecológico” com vista para o mar. O “Sitiê”, como é chamado, antes era um depósito de lixo da comunidade, que sofria com a falta de serviços públicos básicos. Informe-se mais sobre esse projeto acessando o site da revista Exame.

3 comentários: