quinta-feira, 18 de outubro de 2012


Festas típicas do Nordeste


O carnaval é o acontecimento mais popular do Nordeste. Muitos turistas são atraídos para este evento nordestino, que se caracteriza pela riqueza musical.

As festas juninas representam um dos elementos culturais do povo nordestino. Ela é composta por música caipira, apresentações de quadrilhas, comidas e bebidas típicas. Consiste numa homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.


O frevo surgiu através da capoeira. É uma criação de compositores de música ligeira, especialmente para o carnaval. Com o passar do tempo, esta dança ganhou um gingado composto por passos soltos e acrobáticos.

A capoeira foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos e é considerada uma modalidade de luta e também de dança. Rapidamente adquiriu muitos adeptos nos estados nordestinos, principalmente na Bahia e Pernambuco. O instrumento utilizado durante as apresentações de capoeira é o berimbau.
A Literatura de Cordel é uma das principais manifestações culturais do Nordeste, consiste na elaboração de pequenos livros contendo histórias escritas em prosa ou verso, sobre muitos assuntos variados: desafios, histórias ligadas à religião, política e ritos. É o estilo literário com o maior número de exemplares no mundo. Para os nordestinos, a Literatura de Cordel representa a expressão dos costumes regionais.


Escola do Frevo (PE): 

Nenhum comentário:

Postar um comentário