quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Questões sociais e ambientais



          O desmatamento embora seja mais comum e alarmante na Região Norte, tem muitos efeitos no Nordeste também. Muitas áreas de desmatamento de todas as regiões, além de queimadas e desmatamentos não divulgados pela prefeitura causam danos imensos ao meio ambiente.
            O nordeste, junto com o sudeste, são as regiões que mais apresentam poluição no ar, entretanto, ao contrário do sudeste, o nordeste apresenta pouco interesse em solucionar este problema, sendo a região que menos combateu a poluição no ar.
         Assim como a maioria das regiões do Brasil, o Nordeste também tem problemas com a falta de saneamento básico. O maior problema em relação a isso no Nordeste são as doenças epidêmicas ou endêmicas. Destaque para impactos ambientais em Pernambuco.
            Outro problema ambiental destacado no Nordeste são áreas legalmente protegidas que sofrem de degradação.
A pesca predatória no Nordeste foi outro problema acentuado, principalmente no Ceará. Houve uma tentativa de solução, através da aquicultura, porém esta, em grande escala, também prejudica ecossistemas locais.
       Destaque em relação aos problemas ambientais causados pela pecuária também, no Nordeste. Esses problemas foram, principalmente, em Pernambuco, na Bahia e na Paraíba.
          O Rio São Francisco tem como principal problema o assoreamento, apesar do Nordeste não ser o principal culpado por este problema. O rio São Francisco também possui problemas com poluição das águas, falta de áreas protegidas e pesca prejudicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário